sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fronteiras do pensamento

"Fronteiras do Pensamento" é um projeto de intelectuais gaúchos que, ao que parece, procura justamente romper as fronteiras do pensamento comum, ir além, como disse o pensador francês Derrida, "ir até as últimas consequencias". Este "Fronteiras" está ocorrendo em Porto Alegre e vale a pena conhecer.

Romper fronteiras e ir até as últimas consequências são objetivos do Evangelho. A Boa Notícia da salvação em Cristo Jesus acaba com as "fronteiras" que existem entre Deus e as pessoas. Não são limites físicos ou políticos, mas um fronteira entre a vida e a morte eternas. Intransponíveis para o ser humano. É obra de Deus. É projeto de salvação elaborado antes da fundação do mundo, como diz Paulo aos Efésios, para o qual somos movidos pelo Espírito Santo a participar.

Discute-se quais os motivos de as pessoas estarem novamente interessadas em Deus. Falência do projeto do capitalismo? Falta do que fazer ou pensar? Nada de novo. O ser humano continua pecador e necessitando do perdão para os seus pecados. E isso não muda com o passar do tempo e com o advento do desenvolvimento tecnológico. Só o Evangelho pode suprir tal anseio.

Vivamos a Nova Vida em Cristo e participemos da Missão de Deus de salvar a humanidade.

Nenhum comentário: